Atenção Domiciliar – Saúde

 Para quem tem familiares ou e pacientes que esta Hospitalizado que já passou do risco mas precisa de atendimentos criteriosos temos a Atenção domiciliar, que é uma modalidade de atendimento integrada à rede de atenção à saúde (RAS). Caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, e cuidados de paliação. Para a promoção da saúde, que prestadas na casa do paciente, garantindo a continuidade de cuidados.

Não é um trabalho simples, precisar de habilidades e eficiência profissional, e toda tecnologia especifica. É preciso que o profissional possa atende-lo ate chegar o SAMU e ir ao hospital, no caso do pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família;

Muitas famílias tem obstado por esse acompanhamento do atendimento na Atenção domiciliar aceitá-lo no hospital , onde e explicado para a família e o paciente quando estiver estável, que ele possa esta no ambiente familiar, na sua casa junto das coisas quem gosta, não porque esta doente que ele não pode a conviver com a família, embora com um limitação dependendo da doença e do atendimento e quis profissionais vão acompanha-lo, esse paciente pode e sim ter uma melhora na sua qualidade de vida.

 Imagem do Google – Atenção Domiciliar – Saúde

Atenção Domiciliar- Para Quem o Atendimento

Esse atendimento e para pacientes de todas as idades, mas estima-se que 60-65% dos pacientes em Atenção Domiciliar são idoso, frente ao envelhecimento da população e os cuidados necessários que estes precisam nessa fase da vida. Porém o atendimento não é restrito a determinada idade.
Há pacientes de todas idades com doenças crônicas, síndromes raras, demências, doenças pulmonares, neuropatias em geral, cuidados paliativos, sequelas de AVC (acidente vascular cerebral), prematuros, com comprometimentos neurológicos, etc.
Vem se observado cada vez mais o número de crianças nessa assistência. O serviço fornecido aos pacientes que não podem se deslocar em função de alguma limitação, que necessitam de uma reabilitação ou manutenção a vida.

É um tratamento substitutivo ou complementar ao hospital. Podendo ser ele temporário, de curta permanência, ou pode ser necessário e indispensável por toda a vida do paciente.

Atenção Domiciliar Proporciona ?

A Atenção Domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência.

Evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções, com agravos de saúde.

O paciente receber atendimento humanizada no domicilio, e perto da família.

Melhora a gestão dos leitos hospitalares e dos recursos, diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência.

Quem faz o atendimento domiciliar?

Os profissionais responsáveis pelo Serviço e fazer parte das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs); Todos são importantes são compostas de Médico, Enfermeiro, Auxiliar/Técnico de Enfermagem, Fisioterapeuta e Assistente Social. que fazer visitas e acompanhamento conforme a necessidade do paciente.

A família tem que ter consciência que mesmo com a equipe e necessário tem um ou ate mais cuidador, por que dependendo dos casos e muito cansativos para cuidador para acompanha o paciente, dever sempre ter dialogo entre todos para um bom atendimento ao paciente.

Os pacientes que precisam de equipamentos e outros recursos de saúde e demandam maior frequência de cuidado, com acompanhamento contínuo pela Equipe.

Atenção Domiciliar na Rede Pública e Privada

Na Rede Publica;

Fornecida através do Sistema Único da Saúde através do Programa Melhor em Casa.

Onde existem 3 (três) modalidades de atendimentos definidos a partir da caracterização do paciente, necessidades e procedimentos utilizados para realizar os cuidados.

Há diferentes casos de atendimento, para cada caso vai uma equipe na casa.

Quando o paciente precisa ser visitado com menos frequência. Uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência.

Já os casos de maior complexidade são acompanhados pelas equipes multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD) e de apoio (EMAP), do Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa.

Rede Privada;

Os serviço se dá através das operadoras de saúde ou empresas.

Onde fornecido somente a aqueles que possuem essa contratação de forma particular de acordo financeiro.

Essas duas redes de atendimento possuem diferenças no que se refere a organização, equipe de atendimento, fluxos, fornecimentos.

A Atenção Domiciliar para Paciente que esta hospitalizado, e feito todo o acompanhamento com a família, pois apesar da Equipe que vai dar o suporte, muitas famílias não tem Estrutura para receber o paciente no lar por isso e feito não uma mais varias conversa com a família e o paciente desde o hospital ate o atendimento na Atenção Domiciliar.