Libras-Língua Brasileira de Sinais
Você conhecer, ou tem alguém da família, amigo da escola, trabalho que se comunica com a língua de sinais, ou seja Libras. Já pensou em apreender essa língua? Que para muitos passar despercebia e sem importância por não saber ou não ter conhecimento de como é a vida dos que dela necessita para se comunicar, ou seja dos surdos e da sua importância no mercado de trabalho.
Como todas os desafios a Libras e uma Língua que esta tomando espaço pela necessidade daquele que precisa dela para se comunicar. Hoje as maiorias das Mídias já tem os intérprete de sinais para os Surdos, poder se observar na TV, no vídeos no Youtube e eventos do governo, religiosos ou ajuntamentos, em todos os lugares ode estiver um surdo.
No ano de 2002, a LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida no Brasil. Com estrutura gramatical própria, a língua é utilizada por milhões de surdos no país, e por isso, nós hoje vamos falar sobre a Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Libras: É Universal
A Libra Não é Universal e preciso compreende que esta língua e de surdos, então ela e gesticulada. Segundos as pesquisas somente no Brasil ou seja cada País tem sua própria linhagem e cultura de surdos, as pesquisa falar que tem muitas línguas de sinais em todo o Mundo, devidos a diferentes costumes e culturas.
A LIBRAS -Língua Brasileira de Sinais, ela não e a a Segunda Língua oficial do Brasil, ainda tem muito para alcança pois muitas pessoa nem saber com se comunicar com o Surdo ou Deficiente Auditivo, imaginas como a maioria deles são presos em suas casa e dependente da sua família.
No Brasil é reconhecida por lei, no Decreto 5.626, de Dezembro de 2005, e a Lei N° 10.436, de 24 de Abril de 2002. Com estrutura gramaticalmente, Padronizada e Regionalismo devido ao significado de algumas coisa um Exemplo disso do Rio de Janeiro a São Paulo, Nordeste. Com Modalidade gestual, visual e espacial.
Quais Sinais de LIBRAS existe ?
Então, no dicionário documentado existe 14.500 sinais de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Cada pais tem seu própria sinais como já vimos, são 35 sinais essenciais na comunicações e tradução e interpretação.
Então, resumidamente, a tradução sempre envolve textos escritos, ou na língua portuguesa para libras, ou na língua de sinais escrito para português, ou de escrito a em oral.
Na interpretação, não. Ela é na hora, e ela pode ser uma interpretação simultânea, como pode ser uma tradução consecutiva. Uma tradução simultânea é assim, na hora que o intérprete está ouvindo, ele está sinalizando. Ou na hora que o surdo estiver sinalizando ele está falando em língua portuguesa, ou na língua oral. Então, ele está fazendo um trabalho simultâneo.
Nem todos os deficientes auditivos utilizam a Língua Brasileira de Sinais, e preciso conhecer a realidade de cada surdo e sua família, imagina uma criança surda que nascer em uma família que os pais não são surdos, ou os pais são surdos e o filho não, ate eles entender sua realidade, pois quando a crianças nascer surda nas saber falar em libra, mas vai aprendendo a se comunicar, a ler os lábios.
Os Números 1 a 9 em Libras

Imagem do Google Números em Libras
Esse são os números Cardinais, observa alguma variações com as mãos, Para evitar confusão, compare com a imagem apresentada.
E difícil apreender Libras
Como todas língua tem sua dificuldades e desafios. É fácil, as pessoas só precisa ter um pouco de atenção, para que tenha um bom aprendizado. É de dificuldade média, mas com estudo e prática é possível aprender.
Diríamos que libras não é fácil, médio nem difícil, é uma língua simples, mas possui peculiaridades como qualquer língua e sua fluência requer prática. E há um necessidade de tradutores intérprete em todas as areias, exemplo nos hospitais, posto de saúde, supermercado, que tenha uma qualificação para atender os surdos pois temos cursos , ate mesmo faculdade, que possa ter pessoas qualificada para atender os surdos.
A necessidade de garantir a inclusão social dessa população na sociedade e que tenha oportunidade na educação, no trabalho, ampliando sua qualidade de vida e que eles não se sinta constrangidos por ser surdos.